Escolares hospitalizados: proposta de um instrumento para coleta de dados à luz da teoria de Horta

Daniela Karina Antão Marques, Kenya de Lima Silva, Maria Miriam Lima da Nóbrega

Resumo


Objetivo: Construir um instrumento de coleta de dados para escolares hospitalizados à luz da Teoria das Necessidades Humanas Básicas.
Método: Pesquisa metodológica desenvolvida no Hospital Escola de João Pessoa, com a participação de oito enfermeiras docentes e assistenciais, no período de julho de 2014 a março de 2015. Foi utilizada a análise estatística para a validação dos indicadores empíricos.
Resultados: Os indicadores foram identificados a partir da análise de instrumentos validados para crianças, considerando o Conjunto Internacional de Dados Mínimos de Enfermagem, resultando na versão 1 do instrumento, contendo 301 indicadores. Após a validação
do instrumento, obtiveram-se 288 indicadores que passaram por revalidação; em seguida, foi realizada a formatação do instrumento na versão final.
Conclusão: O instrumento tem contribuído para a coleta de dados de escolares hospitalizados e norteado as demais fases do processo de enfermagem, considerando as necessidades específicas dessas crianças, colaborando com a assistência, ensino e pesquisas de enfermagem.
Palavras-chave: Enfermagem. Processos de enfermagem. Estudos de validação.


Palavras-chave


Enfermagem. Processos de enfermagem. Estudos de validação.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447