Grupo de gestantes adolescentes: contribuições para o cuidado no pré-natal

Maria Veraci Oliveira Queiroz, Giselle Maria Duarte Menezes, Thaís Jormanna Pereira Silva, Eysler Gonçalves Maia Brasil, Raimunda Magalhães da Silva

Resumo


Objetivo: Descrever as mudanças no cuidado de enfermagem no pré-natal após a implementação do grupo de gestantes adolescentes norteado pelas expectativas e experiências de adolescentes grávidas.
Método: Estudo qualitativo, descritivo realizado de fevereiro a novembro de 2013 em Unidade de Atenção Primária de Fortaleza, Ceará, Brasil, através de grupos focais com 16 adolescentes do grupo de gestantes da unidade que estavam no 2º ou 3º trimestre de gravidez. Na análise, abstraíram-se ideias centrais e unidades de sentidos formando categorias.
Resultados: O grupo de gestantes adolescentes como espaço de convivência e vínculo estimulam-nas a falar suas necessidades do momento vivido ressignificando vínculos. As estratégias educativas na promoção do cuidado de si e do bebê promovem aprendizados
entre adolescentes pelo compartilhamento de experiências, dúvidas e crenças.
Conclusão: As considerações e as sugestões das adolescentes contribuíram para nortear o enfermeiro no desenvolvimento do grupo e efetivá-lo como espaço estratégico de cuidados e apoio às adolescentes grávidas na atenção básica.
Palavras-chave: Gravidez na adolescência. Cuidado pré-natal. Enfermagem de atenção primária. Educação em saúde.


Palavras-chave


Gravidez na adolescência. Cuidado pré-natal. Enfermagem de atenção primária. Educação em saúde.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447