Violência doméstica contra crianças e adolescentes: olhares sobre a rede de apoio

Diene Monique Carlos, Elisabete Matallo Marchesini De Pádua, Maria Isabel Domingues Fernandes, Maria Neto da Cruz Leitão, Maria das Graças Carvalho Ferriani

Resumo


Objetivo: Conhecer e analisar as redes de apoio a famílias envolvidas na violência contra crianças e adolescentes pela perspectiva de profissionais da atenção básica à saúde e de familiares em um município do interior do Estado de São Paulo, Brasil.
Métodos: Pesquisa qualitativa, do tipo social estratégica, delineada pelo Paradigma da Complexidade. A coleta de dados foi realizada com 41 profissionais e 15 familiares por meio de Mapas da Rede Institucional ou Pessoal e entrevistas semiestruturadas. A análise se deu por meio da organização das informações, formação de quadros referenciais e categorização.
Resultados: Desvelou-se a categoria “Tecendo a rede” com vivências familiares e dos profissionais centradas numa lógica de fragmentação do cuidado.
Considerações finais: Desvela-se a urgente necessidade da construção e/ou efetivação de políticas públicas direcionadas às famílias com o empoderamento do núcleo familiar e comunitário, bem como da realização de estudos com abordagens que respeitem a multidimensionalidade do fenômeno.
Palavras-chave: Adolescente. Criança. Violência doméstica. Família. Apoio social. Enfermagem.


Palavras-chave


Adolescente; Criança; Violência doméstica; Família; Apoio social; Enfermagem.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447