Avaliação de intervenção para difusão da enfermagem baseada em evidências em hospital de ensino

Fernanda Carolina Camargo, Helena Hemiko Iwamoto, Damiana Aparecida Trindade Monteiro, Lourraine Tavares Lorena, Gilberto de Araújo Pereira

Resumo


Objetivo: Avaliar intervenção para difusão da prática baseada em evidências entre lideranças de enfermagem de um hospital público de ensino.
Métodos: Estudo quantitativo-descritivo sobre avaliação de Oficinas realizadas em hospital universitário do Triângulo Mineiro, em 2016, desenvolvidas na perspectiva conceitual da Difusão de Inovações e Competências para Prática de Enfermagem Baseada em Evidências em Cenários Assistenciais. Foi aplicado Evidence-Based Practice Questionnaire, analisadas avaliações individuais dos participantes conforme frequência de núcleos de sentido e cálculo do índice de validade de conteúdo.
Resultados: A adesão foi de 90% das lideranças, que apresentaram atitudes positivas à incorporação de evidências à prática (média = 5,4; dp = ± 1,3). A habilidade de compreender pesquisas foi a principal dificuldade (média = 3,5; dp = ± 1,3). Os aspectos motivacionais relacionados ao desenvolvimento da intervenção apresentaram maior índice de validade de conteúdo (IVC = 0,9).
Conclusão: As oficinas favoreceram a difusão de informações sobre a necessidade de incorporação de evidências científicas para qualificar a assistência das lideranças de Enfermagem no hospital público de ensino.
Palavras-chave: Enfermagem baseada em evidências. Prática clínica baseada em evidências. Hospitais de ensino.


Palavras-chave


Enfermagem Baseada em Evidências; Prática Clínica Baseada em Evidências; Hospitais de Ensino.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447