Complicações do acesso vascular em pacientes submetidos a procedimentos percutâneos em hemodinâmica: revisão de escopo

Rejane Reich, Eneida Rejane Rabelo-Silva, Simone Marques dos Santos, Miriam de Abreu Almeida

Resumo


Objetivo: Mapear a produção de conhecimento acerca das complicações do acesso vascular em pacientes submetidos a procedimentos percutâneos em Laboratório de Hemodinâmica. Métodos: Estudo do tipo revisão de escopo. Elaborou-se  estratégia de busca em três etapas, considerando o período entre julho de 2005 e 2015, nas bases de dados PubMed, CINAHL, Scopus e LILACS. Os dados extraídos foram analisados e sintetizados de forma narrativa.

Resultados: Foram incluídas 128 publicações que permitiram mapear os contextos de estudo das complicações, a ocorrência de acordo com as vias, bem como a compreensão do diagnóstico e manejo clínico. Como síntese da análise identificou-se três categorias temáticas: Complicações; Fatores preditores; e Diagnóstico/tratamento.

Conclusão:  As complicações no local do acesso vascular são de ocorrência variável conforme a via de acesso utilizada. O conhecimento dos fatores que permeiam a ocorrência destes eventos podem auxiliar no reconhecimento precoce, planejamento e monitorização dos cuidados implementados.

Palavras-chave: Procedimentos endovasculares. Hematoma. Hemorragia. Assistência ao paciente.


Palavras-chave


Procedimentos endovasculares. Hematoma. Hemorragia. Assistência ao paciente.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447