Intervenção domiciliar como ferramenta para o cuidado de enfermagem: avaliação da satisfação de idosos

Iara Sescon Nogueira, Giselle Fernanda Previato, Giovana Aparecida de Souza Scolari, Ana Caroline Oliveira Gomes, Ligia Carreira, Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera

Resumo


Objetivo: Avaliar os resultados de intervenções domiciliares de enfermagem na perspectiva da satisfação de idosos.
Métodos: Pesquisa avaliativa ex post, com abordagem qualitativa e caráter descritivo, realizada no período de novembro de 2015 a janeiro de 2016 com 12 idosos dependentes de cuidados, acompanhados por um projeto de extensão na cidade de Maringá/PR. A coleta de dados ocorreu, após intervenções domiciliares realizadas segundo o referencial do Projeto Terapêutico Singular, por meio de entrevistas semiestruturadas, submetidas à análise de conteúdo e posteriormente analisadas segundo o referencial teórico de Donabedian.
Resultados: Emergiram as seguintes categorias temáticas: “Intervenção domiciliar de enfermagem: sinônimo de alegria, distração e formação de vínculos” e ‘Intervenção domiciliar de enfermagem: transformações da saúde e dos hábitos de vida’.
Conclusão: Consideramos que as intervenções domiciliares de enfermagem tiveram resultados positivos que sinalizam qualidade do cuidado prestado.
Palavras-Chave: Saúde do idoso. Enfermagem. Serviços de saúde. Assistência integral à saúde.


Palavras-chave


Saúde do Idoso; Enfermagem; Serviços de Saúde; Assistência Integral a Saúde.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447