Validação de um histórico de enfermagem para unidade de terapia intensiva pediátrica

Jussara Simone Lenzi Pupulim, Mariluci Pereira de Camargo Labegalini, Rosemeire Moretto Molina, Amanda Valese Coelho, Sueli Mutsumi Tsukuda Ichisato

Resumo


Objetivo: Validar o Histórico de Enfermagem para uma unidade de terapia intensiva pediátrica quanto à aparência e conteúdo.
Métodos: Estudo metodológico para validação de histórico de enfermagem para hospital de ensino na região noroeste do Paraná. O instrumento, construído em etapa anterior, foi elaborado com informações obtidas em revisão de literatura pertinente e elementos empíricos apontados por enfermeiros que vivenciam essas unidades. A versão provisória foi submetida a um painel de juízes (março-novembro/2014), cuja expertise contribuiu para avaliação de
aparência e conteúdo (análise, readequação, refinamento, finalização).
Resultados: O critério Pertinência de Conteúdo, relativo aos tópicos do instrumento, atingiu os maiores níveis de concordância entre os juízes (78-100%). Os tópicos que não atingiram a concordância pré-definida foram substituídos, excluídos ou reformulados. O instrumento reestruturado foi reavaliado pelos juízes, obtendo concordância satisfatória em todos os critérios (78-100%).
Conclusões: A versão definitiva foi validada quanto à aparência e conteúdo, podendo ser utilizada.
Palavras-chave: Enfermagem. Unidades de terapia intensiva pediátrica. Coleta de dados. Processos de enfermagem. Estudos de validação.


Palavras-chave


Unidades de terapia intensiva pediátrica. Coleta de dados. Processos de enfermagem. Estudos de validação.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447