Segurança do paciente no cuidado à criança hospitalizada: evidências para enfermagem pediátrica

Wiliam Wegner, Manuela Usevicius Maia da Silva, Merianny de Avila Peres, Larissa Edom Bandeira, Elemara Frantz, Daisy Zanchi de Abreu Botene, Caroline Maier Predebon

Resumo


Objetivos: Descrever evidências na literatura internacional para o cuidado seguro da criança hospitalizada após a criação da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente e elencar contribuições do referencial teórico geral da segurança do paciente para a enfermagem pediátrica.
Método: Revisão integrativa da literatura entre 2004 e 2015 nas bases de dados PubMed, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Scopus, Web of Science e Wiley Online Library, utilizando os descritores Safety or Patient safety, Hospitalized child, Pediatric nursing e Nursing care.
Resultados: Foram analisados 32 artigos, a maioria norte-americanos, com delineamento descritivo. A qualidade do registro das informações no prontuário, o emprego de checklists e a formação profissional contribuem para o cuidado seguro na enfermagem pediátrica, bem como para melhorias no processo medicamentoso e na parceria com os pais.
Conclusão: As informações gerais disponíveis sobre a segurança do paciente devem ser incorporadas no cuidado de enfermagem pediátrica.
Palavras-chave: Segurança do paciente. Criança hospitalizada. Cuidados de enfermagem. Enfermagem pediátrica.


Palavras-chave


Segurança do paciente; Criança hospitalizada; Cuidados de enfermagem; Enfermagem pediátrica

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447