Metodologias participativas em pesquisa com crianças: abordagens criativas e inovadoras

Viviane Ribeiro Pereira, Valeria Cristina Christello Coimbra, Clarissa de Souza Cardoso, Ana Claudia Garcia Vieira, Marcia de Oliveira Nobre, Magda Eliete Lamas Nino, Naiana Alves Oliveira

Resumo


Objetivo: Relatar a experiência da utilização de metodologias participativas em pesquisa com crianças.
Métodos: Relato de experiência com abordagem qualitativa, realizado com crianças entre seis e onze anos de uma escola municipal, em Pelotas, e do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, em São Lourenço do Sul, ambos municípios do Estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi baseada em registros feitos em diários de campo e observação, realizada de abril a julho de 2016.
Resultados: O relato apontou que o Photovoice promoveu a motivação entre o grupo e elevou a autoestima e a autoconfiança das crianças. O Mapa dos Cinco Campos possibilitou às crianças expressar sentimentos por intermédio do jogo.
Conclusão: Compreende-se que o Photovoice e o Mapa dos Cinco Campos são instrumentos que viabilizam novas abordagens metodológicas nas pesquisas com crianças, facilitando a construção das propostas de atividades que visam processos inovadores e criativos de pesquisa em saúde/enfermagem.
Palavras-chave: Saúde da criança. Enfermagem pediátrica. Pesquisa em enfermagem.


Palavras-chave


Saúde da Criança. Metodologias participativas. Vulnerabilidade.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447