Democracia e participação cidadã: um debate sobre as práticas de educação em saúde

Eglídia Carla Figueirêdo Vidal, Klívia Regina De Oliveira Saraiva, Regina Claúdia Melo Dodt, Neiva Francenely Cunha Vieira, Maria Grasiela Teixeira Barroso

Resumo


A democracia e a participação cidadã perpassam vários aspectos da vida e nas práticas de educação em saúde podem
representar a conexão necessária à satisfação desta prática. Discute-se a democracia e a participação cidadã relacionadas
aos discursos e práticas de educação em saúde nos serviços de saúde, estabelecendo duas categorias como itens de
reflexão: 1)Democracia e cidadania; 2) Participação cidadã. O fortalecimento da capacidade do indivíduo tornar-se
partícipe das decisões que lhe afetam deve ser uma das estratégias utilizadas pelos profissionais para viabilizar
autonomia como elemento conducente à promoção da saúde. Para que a participação popular se consolide como ideal
democrático é necessária uma postura profissional crítica, fundamentada na combinação de cidadania plena com
liberdade, participação e igualdade.

Palavras-chave


Educação em saúde; Democracia; Participação cidadã.

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ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447