A educação em saúde na perspectiva de graduandos de enfermagem

Juliana Silveira Colomé, Dora Lucia Leidens Corrêa De Oliveira

Resumo


No campo das ações de saúde existe uma diversidade de modelos de educação em saúde. Este artigo teve como
objetivo identificar as concepções de educação em saúde dos graduandos. Trata-se de um estudo exploratório
descritivo, estruturado a partir de uma abordagem qualitativa. Os campos de desenvolvimento do estudo foram os Cursos de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade Federal do
Rio Grande do Sul. Foram participantes da pesquisa os graduandos do último semestre dos respectivos cursos. A
coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada e os dados obtidos foram submetidos à
análise de conteúdo temática. Os resultados sugerem que o preparo do aluno de graduação em enfermagem como
educador em saúde é permeado por concepções que mesclam pressupostos tradicionais, e pressupostos mais modernos de educação em saúde.

Palavras-chave


Educação em saúde; Promoção da saúde; Educação em enfermagem.

Texto completo:

PDF


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447