Estratégias de ensino em enfermagem para colaborar e trabalhar em equipe: revisão integrativa da literatura

Joana Romeiro, Amélia Simões Figueiredo

Resumo


Objetivo: Identificar na literatura de Enfermagem, publicada entre 2010-2014, as estratégias de ensino aplicadas pelos docentes na promoção da capacidade de colaboração e de trabalho em equipe no estudante de Enfermagem.
Métodos: A revisão integrativa da literatura permitiu a seleção dos estudos empíricos publicados em Enfermagem, entre janeiro de 2010 e dezembro de 2014. A pesquisa decorreu em abril 2015, recorrendo à plataforma EBSCOhost para pesquisa nas bases de dados CINAHL® Plus with Full text, Nursing & Allied Health Collection, Cochrane Collection,MedicLatina e MEDLINE with Full text, Academic Search Complete, Education Research Complete.
Resultados: Obtiveram-se 18 estudos empíricos. Abordagens acadêmicas baseadas em simulações de alta e baixa fidelidade, “role play”, trabalhos de grupo, debates reflexivos e estágios clínicos foram estratégias empregues.
Conclusões: Salienta-se a necessidade de instrumentos que possam ser usados na avaliação da competência de colaborar e trabalhar em equipe nos estudantes do primeiro ciclo de Enfermagem.
Palavras-chave: Aprendizagem. Comportamento cooperativo. Educação em enfermagem. Equipe de assistência ao paciente.


Palavras-chave


Aprendizagem. Comportamento cooperativo. Educação em enfermagem. Equipe de assistência ao paciente.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447