Associação das condições sociais e clínicas à qualidade de vida de pacientes com insuficiência cardíaca
Resumo
Objetivo: Analisar a associação entre as condições sociodemográficas e clínicas com a qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes com insuficiência cardíaca.
Método: Estudo transversal, com amostra não probabilística de 84 pacientes com insuficiência cardíaca, em seguimento ambulatorial, realizado no município de João Pessoa, PB, Brasil, no período de janeiro a julho de 2015. Utilizou-se o questionário Minnesota Living with Heart Failure Questionnaire. Na análise dos dados, foram aplicados os testes: t-Student, ANOVA e Correlação de Pearson, com nível de significância de 5%.
Resultados: Os escores médios do Minnesota Living with Heart Failure Questionnaire revelaram boa qualidade de vida do grupo pesquisado. Houve associação negativa significante entre qualidade de vida e idade: portanto, quanto menor a idade, pior a qualidade de vida.
Conclusão: Fazem-se necessárias ações de promoção à saúde para melhorar a capacidade de enfretamento dessa doença, em especial, para os pacientes mais jovens.
Palavras-chave: Insuficiência cardíaca. Qualidade de vida. Associação. Promoção da saúde.
Palavras-chave
ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:
https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo
ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447