Assistência ao doente terminal: vantagens na aplicabilidade das diretivas antecipadas de vontade no contexto hospitalar

Silvana Bastos, Valéria Lunardi, Alberto Quintana, Nara Girardon Perlini, Rosemary Silveira

Resumo


RESUMO

Objetivo: conhecer vantagens relacionadas à aplicabilidade das diretivas antecipadas de vontade no contexto hospitalar na perspectiva de enfermeiros, médicos e familiares.

Método: estudo qualitativo, descritivo, exploratório, realizadas entrevistas semiestruturadas, de outubro a novembro de 2014, com enfermeiros, médicos e familiares de doentes em fase final; após, procedeu-se a análise textual discursiva.

Resultados: Emergiram quatro categorias: respeito à autonomia do paciente; respaldo no enfrentamento de conflitos com e dos familiares; redução de conflitos na equipe em decisões sobre tratamentos e condutas; divulgação e instrumentalização para aplicação das Diretivas Antecipadas de Vontade.

Conclusão: O respeito a autonomia pessoal permeia as vantagens ao se relacionar as condutas de tratamentos em final de vida. Com a efetivação das Diretivas Antecipadas de Vontade, discordâncias que envolvem os processos em final de vida estariam amparadas pelo desejo do paciente, além de implicar em redução dos medos dos profissionais em sofrer processos legais e respaldo aos familiares.

Palavras-chave: Diretivas antecipadas. Doente terminal. Ética em enfermagem. Autonomia pessoal. 


Palavras-chave


Diretivas antecipadas. Doente terminal. Ética em enfermagem. Autonomia pessoal.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447