Cuidado paliativo em oncologia pediátrica na formação do enfermeiro

Tuani Magalhães Guimarães, Liliane Faria da Silva, Fátima Helena Espírito Santo Santo, Juliana Rezende Montenegro Medeiros de Moraes, Sandra Teixeira de Araújo Pacheco

Resumo


Objetivo: Identificar e descrever a visão dos acadêmicos de enfermagem sobre os cuidados paliativos em oncologia pediátrica durante a graduação.
Método: Pesquisa exploratória, abordagem qualitativa, desenvolvida em uma Escola de Enfermagem no Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu de setembro a novembro de 2014, através de entrevistas semiestruturadas, com 20 acadêmicos do último período de graduação. A análise temática dos dados foi realizada.
Resultados: Foram elaboradas duas unidades temáticas: o (des)preparo dos acadêmicos de enfermagem frente aos cuidados paliativos em oncologia pediátrica e a abordagem dos cuidados paliativos em oncologia pediátrica na graduação em enfermagem. Os acadêmicos apontaram dificuldades para a realização desse cuidado e a falta de contato com a temática no decorrer da graduação. Os entrevistados citam estratégias de preparo para o cuidado e propõem como o tema deve ser abordado na grade curricular.
Conclusão: É necessária a ampliação da discussão sobre os cuidados paliativos em oncologia pediátrica durante a graduação do enfermeiro.
Palavras-chave: Cuidados paliativos. Enfermagem oncológica. Educação em enfermagem. Saúde da criança.


Palavras-chave


Cuidados Paliativos; Enfermagem Oncológica; Educação em Enfermagem; Saúde da Criança.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447