Pesquisa-ação educativa no Facebook®: aliando lazer e aprendizado

Celia Maria Gomes Labegalini, Iara Sescon Nogueira, Daysi Mara Murio Ribeiro Rodrigues, Elton Carlos Almeida, Sonia Maria Villela Bueno, Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera

Resumo


Objetivo: Analisar o percurso da educação dialógica sobre lazer e saúde mental desenvolvida em mídia virtual.
Método: Pesquisa-ação pautada no referencial teórico-metodológico Freireano, desenvolvida com 11 acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública do estado do Paraná-BR, durante sete dias do mês de junho/2015, por meio de grupo fechado na mídia virtual Facebook®, cujos diálogos foram denominados “Círculos de Cultura Virtuais”, precedidos de questionários auto aplicados que versavam sobre a relação entre lazer e saúde mental. Os dados foram analisados de forma interpretativa, por meio de codificações e decodificações propostas por Freire.
Resultados: Os acadêmicos relacionam o lazer às atividades prazerosas e à qualidade de vida; contudo, não é praticado de forma ampliada e crítica na sua vida pessoal e no processo de formação.
Conclusões: Os círculos de cultura virtuais permitiram diálogos emancipatórios e desvelamento crítico sobre a temática, com possíveis repercussões para suas vivências pessoais e profissionais.
Palavras-chave: Enfermagem. Educação em enfermagem. Atividades de lazer. Saúde mental. Pesquisa participativa baseada na comunidade.


Palavras-chave


Enfermagem; Educação em Enfermagem; Atividades de Lazer.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447