Educação permanente nos serviços de saúde: atividades educativas desenvolvidas no estado de Minas Gerais, Brasil
Resumo
Objetivo: Analisar atividades educativas desenvolvidas no estado de Minas Gerais, Brasil, consideradas como Educação Permanente em Saúde.
Método: Baseado em um estudo de natureza mista, de abordagem quanti-qualitativa, com 492 Secretarias Municipais de Saúde. A coleta de dados ocorreu entre março e outubro de 2014, via questionário online. Os dados foram tabulados no software Excel. Para a análise dos dados,
utilizou-se a análise de conteúdo temática e a análise estatística descritiva. O estudo foi aprovado sob o parecer 22830812.5.0000.5149.
Resultados: Emergiram nove categorias: tipo de prática, temática, metodologia, recurso tecnológico, motivo, nível de atenção, público, financiamento e status da prática descrita. As práticas não guardam relação exclusiva com um tipo de concepção pedagógica. Por outro lado, foram constatados temas ancorados no trabalho, sendo o diagnóstico dos problemas cotidianos visto como motivação para a sua realização, princípios estes que caracterizam a Educação Permanente em Saúde.
Conclusão: Em alguns municípios, a educação permanente está sendo incorporada no cotidiano dos serviços de saúde.
Palavras-chave: Educação continuada. Políticas públicas. Sistema Único de Saúde.
Palavras-chave
ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:
https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo
ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447