Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professores

Silvia Franco da Rocha Tonhom, Magali Aparecida Alves Moraes, Osmi Lázaro Pineiro

Resumo


Objetivo: Analisar a percepção de estudantes e professores sobre o processo de inserção do estudante na prática profissional de enfermagem.
Método: Pesquisa com abordagem qualitativa exploratória, por meio da análise de documentos de avaliação, preenchidos por estudantes e professores do Curso de Enfermagem. Nesse estudo, todos os documentos preenchidos por professores e estudantes foram utilizados e analisados por meio da análise de conteúdo, modalidade temática.
Resultados: Foram identificados núcleos de sentido que deram origem às seguintes temáticas: “Aprendizagem a partir do contexto profissional” e “Processo de ensino e aprendizagem: estratégias utilizadas”.
Conclusão: O estudo demonstrou a importância da inserção dos estudantes no contexto hospitalar para o desenvolvimento da aprendizagem, permitindo maior aproximação com a realidade da profissão. Também foi valorizada a parceria entre o ensino e o serviço, destacando a necessidade da Educação Permanente, como ferramenta de reflexão para os professores e os profissionais do serviço, potencializando também a reorganização curricular.
Palavras-chave: Prática profissional. Educação em enfermagem. Cuidados de enfermagem. Estudantes de enfermagem.


Palavras-chave


Prática profissional; Educação em enfermagem; Cuidados de enfermagem

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447