Saberes do enfermeiro para o cuidado no processo transfusional em recém-nascidos

Estefânia de Oliveira Cherem, Valdecyr Herdy Alves, Diego Pereira Rodrigues, Vivian Linhares Maciel, Fernanda Dalabella Lisboa Souza, Juliana Vidal Vieira Guerra

Resumo


Objetivo: Analisar o conhecimento do enfermeiro acerca do processo transfusional para o cuidado do recém-nascido na unidade de terapia intensiva neonatal.
Métodos: Estudo descritivo, exploratório, qualitativo, realizado em dois hospitais da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Participaram 15 enfermeiras atuantes na unidade de terapia intensiva neonatal, no período de agosto a dezembro de 2014. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo na modalidade temática.
Resultados: A categoria formada resultou nas seguintes subcategorias, a saber: A atenção do enfermeiro durante a transfusão sanguínea: cuidados no acompanhamento transfusional; A perspectiva de um olhar diferenciado do enfermeiro diante das reações transfusionais e das notificações: a essência do cuidado.
Conclusões: Com a identificação do conhecimento do enfermeiro neonatologista a respeito do processo transfusional, é possível promover a sua capacitação tendo em vista a qualidade e a segurança dos cuidados relacionados ao processo transfusional em recém-nascidos.
Palavras-chave: Transfusão de sangue. Enfermagem neonatal. Segurança do paciente. Unidades de terapia intensiva neonatal.


Palavras-chave


Transfusão de sangue; Enfermagem neonatal; Cuidados de enfermagem; Unidades de terapia intensiva neonatal;

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447