Informações on-line como suporte às famílias de crianças e adolescentes com doença crônica

Verônica de Azevedo Mazza, Vanessa Ferreira de Lima, Ana Karoline da Silva Carvalho, Gisele Weissheimer, Larissa Gramazio Soares

Resumo


Objetivo: Descrever o uso de informações on-line como suporte às famílias de crianças e adolescentes com doença crônica.
Método: Trata-se de uma revisão integrativa realizada no mês de agosto de 2015, com busca on-line nas bases de dados: PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde, Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature e Science Direct.
Resultados: Foram selecionados doze estudos de 293 encontrados. Após análise, elencaram-se duas categorias: Potencialidades do uso de informações on-line às famílias de crianças e adolescentes com doença crônica e Fragilidades do uso de informações on-line às famílias de crianças e adolescentes com doença crônica.
Conclusões: A Internet oferece amplitude de informações que subsidiam as famílias no gerenciamento do cuidado às crianças e aos adolescentes com enfermidades crônicas, no entanto, ainda possui particularidades que precisam ser analisadas durante a utilização desta rede virtual.
Palavras-chave: Informação de saúde ao consumidor. Internet. Doença crônica. Criança. Adolescente.


Palavras-chave


informação de saúde ao consumidor; doença crônica; criança; adolescente.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447