Ações de educação permanente dos enfermeiros facilitadores de um núcleo de educação em enfermagem

Claudia Rosane Perico Lavich, Marlene Gomes Terra, Amanda Lemos Mello, Michele Raddatz, Cristiane Trivisiol Arnemann

Resumo


Objetivo: Identificar ações desenvolvidas por enfermeiros facilitadores de um Núcleo de Educação Permanente de um Hospital de Ensino.
Método: Estudo de caso único com abordagem qualitativa, realizado com oito enfermeiros de um hospital no Estado do Rio Grande do Sul. A produção dos dados foi por meio de análise documental, observação sistemática e grupo focal, realizada de abril a setembro de 2013.
Resultados: O estudo aponta para as seguintes categorias: estratégias potentes para promover ações de Educação Permanente em Saúde a partir dos enfermeiros facilitadores e as limitações para desenvolver essas ações.
Conclusão: A implantação de um Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem é um dispositivo para o desencadeamento das ações de Educação Permanente feito pelos enfermeiros em hospitais de ensino.
Palavras-chave: Educação Continuada. Prática Profissional. Serviços de Saúde. Enfermagem.


Palavras-chave


Educação Continuada; Prática Profissional; Serviços de Saúde; Enfermagem

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ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447