Alterações respiratórias em trabalhadores: estudo de portuários avulsos

Tatiele Roehrs Gelati, Marta Regina Cezar-Vaz, Andréia Martins do Couto, Clarice Alves Bonow, Valdecir Zavarese da Costa, Adriane Maria Netto de Oliveira

Resumo


Objetivo: Identificar alterações no sistema respiratório em trabalhadores portuários por meio de exames radiográficos e de função pulmonar; identificar o uso de equipamentos de proteção individual durante as atividades portuárias; e relacionar a idade, tempo de trabalho, exposição a substâncias como os fertilizantes e uso de equipamentos de proteção individual, durante as atividades portuárias, às alterações no sistema respiratório em trabalhadores portuários.

Método: Descritivo e exploratório em um porto marítimo sul brasileiro, de julho de 2014 a janeiro de 2015. Realizou-se análise retrospectiva, quantitativo do resultado da radiografia de tórax e espirometria de 695 prontuários de trabalhadores e análise prospectiva de 66 trabalhadores.

Resultados: a maioria dos trabalhadores não apresentou alterações radiográficas 98,7% e 11,4% apresentaram alterações ventilatórias. Identificou-se correlação positiva para as variáveis, idade, tempo de trabalho e resultado da espirometria.

Conclusão: Houve alteração da função respiratória de trabalhadores portuários avulsos, que pode estar relacionada à exposição aos fertilizantes.

Palavras-chave: Doenças respiratórias. Saúde do trabalhador. Riscos ambientais. Enfermagem. Risco ocupacional.


Palavras-chave


Doenças respiratórias. Saúde do trabalhador. Riscos ambientais. Enfermagem. Risco ocupacional.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447