Avaliação da qualidade da atenção primária à saúde de crianças e adolescentes com HIV: PCATool-Brasil

Tamiris Ferreira, Cristiane Cardoso de Paula, Raquel Einloft Kleinubing, Daniela Dal Forno Kinalski, Elenir Terezinha Rizzetti Anversa, Stela Maris de Mello Padoin

Resumo


Objetivo: Avaliar o escore geral da Atenção Primária à Saúde nos municípios de residência de crianças e adolescentes com HIV, segundo o instrumento PCATool-Brasil, versão profissional.
Métodos: Estudo quantitativo, com 527 profissionais, em 25 municípios de residência de crianças e adolescentes com HIV. A coleta de dados realizou-se entre março e agosto de 2014, mediante aplicação do instrumento PCATool-Brasil, versão profissional. Na análise dos dados, utilizou-se o Teste Qui-quadrado de Pearson, Teste de Mann Whitney e Regressão de Poisson. Todos os aspectos éticos foram respeitados.
Resultados: A avaliação geral da qualidade dos serviços de Unidade Básica de Saúde (UBS) e Estratégia de Saúde da Família (ESF) foi satisfatória (6,80). Quando comparados UBS e ESF, somente este último apresentou um alto escore (7,06).
Conclusões: Apesar do escore geral satisfatório, confirma-se a necessidade de ampliar a cobertura de ESF, incentivar a promoção de concursos públicos e a qualificação destes profissionais.
Palavras-chave: Atenção primária à saúde. Avaliação de serviços de saúde. Saúde da criança. Saúde do adolescente. HIV. Enfermagem.


Palavras-chave


Atenção primária à saúde; Avaliação de serviços de saúde; Saúde da Criança; Saúde do adolescente; HIV

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447