Validação clínica de protocolo para úlceras venosas na alta complexidade

Daniele Vieira Dantas, Gilson de Vasconcelos Torres, Marina de Góes Salvetti, Isabelle Katherinne Fernandes Costa, Rodrigo Assis Neves Dantas, Rhayssa de Oliveira e Araújo

Resumo


Objetivo: Realizar a validação clínica de um protocolo assistencial para pessoas com úlceras venosas em serviços de saúde de alta complexidade.
Método: Estudo metodológico, quantitativo, que incluiu quatro enfermeiros especialistas, que avaliaram 32 pacientes com úlceras venosas, no Hospital Universitário Onofre Lopes, em Natal/Rio Grande do Norte. A coleta de dados foi realizada entre julho e dezembro/ 2013 e a análise ocorreu por meio do teste Kappa (K), considerando K ≥ 0,61.
Resultados: Os itens com Kappa insatisfatórios foram excluídos, e os especialistas sugeriram modificações nas categorias: anamnese; exames; verificação da dor e pulsos; tratamento cirúrgico da doença venosa crônica; prevenção de recidiva; referência e contrarreferência.
Conclusões: O protocolo foi validado no contexto clínico, e sua composição, após os ajustes, foi de 15 categorias e 76 itens. A validação otimizou o instrumento quanto à aplicabilidade e à pertinência.
Palavras-chave: Úlcera varicosa. Atenção terciária à saúde. Protocolos clínicos. Estudos de validação.


Palavras-chave


Úlcera Varicosa; Atenção Terciária à Saúde; Protocolos; Estudos de Validação

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447