Cuidados prestados à mulher na visita domiciliar da “Primeira Semana de Saúde Integral”

Laura Lucinda Bezerra Silva, Katia Virginia Oliveira Feliciano, Lorena Novaes Ferraz Pacheco Oliveira, Evelyne Nascimento Pedrosa, Maria Suely Medeiros Corrêa, Ariani Impieri Souza

Resumo


Objetivo: Avaliar o cuidado prestado à mulher na visita domiciliar da “Primeira Semana de Saúde Integral”.
Método: Estudo transversal realizado em serviço especializado do Recife, Pernambuco. Entre setembro e dezembro de 2013, 190 puérperas cadastradas na Estratégia Saúde da Família responderam a um questionário para verificar a existência de associação entre a visita domiciliar e as variáveis investigadas, utilizando o teste Qui-quadrado, com nível de confiança de 95%.
Resultados: Predominou idade de até 29 anos (68,5%) e risco gestacional alto (59,5%), sendo 46,9% primíparas. Na primeira semana pós-alta, 42,1% receberam visita. Constatou-se associação entre atenção pré-natal em nível local e visita na primeira semana (p=0,049). A participação do enfermeiro na visita estava associada à maior realização de exame de mama (p=0,000), abdômen (p=0,000) e investigação de condições emocionais (p=0,029).
Conclusões: Evidencia-se a necessidade de instituir um planejamento rotineiro para efetuar a visita domiciliar programática, priorizando as puérperas de risco.
Palavras-chave: Período pós-parto. Visita domiciliar. Estratégia Saúde da Família. Saúde da mulher. Avaliação em saúde.


Palavras-chave


Período pós-parto; Visita domiciliar; Programa Saúde da Família; Saúde da Mulher; Avaliação em saúde.

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447