Construção de um aplicativo digital para o ensino de sinais vitais

Francisco Gilberto Fernandes Pereira, Debora Valente Silva, Luciana Maria Oliveira Sousa, Natasha Marques Frota

Resumo


Objetivo: Descrever a etapa de criação de um aplicativo digital direcionado ao ensino de sinais vitais para acadêmicos de enfermagem.
Método: Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido entre março a outubro de 2014, no qual foram seguidas as etapas de análise, desenho e desenvolvimento da ferramenta tecnológica, com base no referencial teórico de Galvis-Panqueva. Realizou-se uma revisão narrativa da literatura sobre o tema e, em seguida, escolheu-se a melhor plataforma para a hospedagem do aplicativo.
Resultados: Seguidas as fases propostas no referencial teórico, a análise permitiu delimitar conteúdo e infraestrutura tecnológica; já o desenho proporcionou a avaliação do ambiente e sua interface e operacionalização e, por fim, o desenvolvimento materializou a projeção do desenho e recursos interativos propostos na etapa anterior.
Conclusão: O aplicativo constitui um suporte interativo na formação de estudantes de enfermagem, e sugere-se que seja realizada sua validação de conteúdo para aplicação prática posterior.
Palavras-chave: Tecnologia educacional. Educação em enfermagem. Sinais vitais.


Palavras-chave


Tecnologia educacional. Educação em enfermagem. Sinais Vitais

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447