Ambiente de trabalho da enfermagem, segurança do paciente e qualidade do cuidado em hospital pediátrico

Daniela Fernanda dos Santos Alves, Edinêis de Brito Guirardello

Resumo


Objetivos: Descrever as características do ambiente de trabalho, as atitudes de segurança, a qualidade do cuidado mensuradas pela equipe de enfermagem das unidades pediátricas e analisar a evolução dos indicadores assistenciais e de desempenho hospitalar.
Método: Estudo descritivo com 136 profissionais de enfermagem de um hospital pediátrico, com aplicação da ficha de caracterização pessoal e profissional, Nursing Work Index – Revised, Safety Attitudes Questionnaire – Short form 2006 e dos indicadores de qualidade.
Resultados: Os profissionais percebem o ambiente como favorável à prática profissional, avaliaram como boa a qualidade do cuidado e a redução de eventos adversos e da permanência hospitalar. O domínio satisfação no trabalho foi favorável à segurança do paciente.
Conclusões: O ambiente de trabalho é favorável à prática de enfermagem, os profissionais aprovam a qualidade do cuidado e os indicadores apontam redução dos eventos adversos e da permanência hospitalar.
Palavras-chave: Ambiente de instituições de saúde. Segurança do paciente. Qualidade da assistência à saúde. Satisfação no emprego. Avaliação de resultados da assistência ao paciente.


Palavras-chave


Ambiente de instituições de saúde; Segurança do Paciente; Qualidade da Assistência à Saúde; Satisfação no Emprego; Avaliação de Resultados da Assistência ao Paciente.

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447