Modelo de cuidado transpessoal de enfermagem domiciliar de Favero e Lacerda: relato de caso

Jéssica Alline Pereira Rodrigues, Maria Ribeiro Lacerda, Luciane Favero, Ingrid Meireles Gomes, Marineli Joaquim Méier, Marilene Loewen Wall

Resumo


Objetivo: Relatar a experiência da aplicação do Modelo de Cuidado Transpessoal de Enfermagem Domiciliar de Favero e Lacerda a paciente adulta pós-transplante de células-tronco hematopoéticas.
Método: Relato de caso da aplicação deste Modelo a paciente em acompanhamento ambulatorial em Serviço de Transplante de Medula Óssea. Além do contato inicial em ambulatório, foram feitos três encontros domiciliares em outubro/2014. As informações foram registradas em diário de campo e analisadas, considerando o Modelo de Cuidado e o Processo Clinical Caritas.
Resultados: O cuidado atuou como suporte ao atendimento das necessidades humanas básicas, fortalecimento do sistema de crenças, promoção do cuidado emocional para enfrentamento do tratamento e amadurecimento profissional na relação de cuidar.
Conclusão: A descrição da experiência permite inferir a contribuição do Modelo para a aplicação da Teoria do Cuidado Humano no cuidado domiciliar e a utilização de modelos de cuidado na prática assistencial, formação profissional e desenvolvimento de pesquisas.
Palavras-chave: Modelos de enfermagem. Enfermagem domiciliar. Teoria de enfermagem. Cuidados de enfermagem.


Palavras-chave


Modelos de enfermagem; Enfermagem domiciliar; Teoria de enfermagem; Cuidados de enfermagem

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447