Promovendo saúde em comunidades vulneráveis: tecnologias sociais na redução da pobreza e desenvolvimento sustentável

Elenilda Farias de Oliveira, Viviane Silva de Jesus, Samylla Maira Costa Siqueira, Thais de Andrade Alves, Ivana Mota dos Santos, Climene Laura de Camargo

Resumo


Objetivo: Relato de experiência sobre a implantação de tecnologias sociais em comunidades vulneráveis, objetivando promover potencialidades individuais e comunitárias por meio da promoção da saúde, da redução da pobreza e do desenvolvimento sustentável.
Método: Relato de experiência sobre o trabalho desenvolvido (julho/2013 e junho/2015) com 200 pessoas de comunidades vulneráveis na Bahia. Ações em três etapas: 1) Sensibilização e diagnósticos; 2) Oficinas diversas; 3) Implantação de Tecnologias Sociais.
Resultados: Sensibilização dos participantes sobre a importância do desenvolvimento sustentável; diagnóstico de condições ambientais e de saúde. Realização do planejamento de ações para o desenvolvimento sustentável, a implementação de oficinas de artefatos acústicos (fibras naturais) e de cozinhas (doces caseiros).
Conclusões: Considerando que a promoção da saúde engloba ações voltadas à qualidade de vida, a utilização de tecnologias sociais favoreceu a promoção da saúde, pois estimulou o potencial dos participantes. Ademais, permitiu a diversificação da fonte de renda e o desenvolvimento sustentável, criando meios para a redução da pobreza e promovendo sustentabilidade, qualidade de vida e promoção da saúde.
Palavras-chaves: Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Ciência, tecnologia e sociedade. Tecnologia de baixo custo. Equidade em saúde.


Palavras-chave


Objetivos de Desenvolvimento do Milênio; Tecnologias Sociais; Equidade em Saúde

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447