Educação ambiental para docentes enfermeiros: percepção e relação com a formação do enfermeiro

Roger Rodrigues Peres, Silviamar Camponogara, Valdecir Zavarese da Costa, Marlene Gomes Terra, Elisabeta Albertina Nietsche

Resumo


Objetivo: Descrever a percepção de enfermeiros docentes sobre a educação ambiental e sua relação com a formação profissional do enfermeiro.
Método: Estudo exploratório-descritivo, qualitativo, realizado com 17 enfermeiros docentes atuantes em Cursos de Graduação em Enfermagem de Instituições de Ensino Superior Federais do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados entre janeiro e abril de 2013 por meio de entrevista semiestruturada e de análise de Projetos Pedagógicos. Utilizou-se o referencial de análise de conteúdo para a análise dos dados.
Resultados: Emergiram as categorias: multiplicidade de percepções sobre a educação ambiental na qual a educação ambiental, embora ainda percebida por um viés naturalista, também abarca uma visão balizada pelo contexto sociocultural e por valores humanos; e educação ambiental na formação profissional em enfermagem, evidenciando uma abordagem incipiente na formação profissional, embora se reconheça sua importância no cuidado com a enfermagem.
Conclusões: A educação ambiental precisa ser fomentada, visando uma formação comprometida com a sustentabilidade ambiental.
Palavras-chave: Enfermagem. Educação ambiental. Saúde ambiental. Docentes de enfermagem. Prática do docente de enfermagem. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.


Palavras-chave


Enfermagem; Educação Ambiental; Educação Superior; Docentes.

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447