Escolha do tipo de parto: fatores relatados por puérperas

Raquel Ramos Pinto do Nascimento, Sandra Lucia Arantes, Eunice Delgado Cameron de Souza, Luciana Contrera, Ana Paula Assis Sales

Resumo


Objetivo: Conhecer os fatores relatados por puérperas que concorreram na escolha do tipo de parto.
Métodos: Pesquisa qualitativa, desenvolvida com 25 puérperas em um Hospital Universitário de Mato Grosso do Sul, entre setembro e novembro de 2014. Utilizou-se a entrevista semiestruturada para a coleta de dados e o Discurso do Sujeito Coletivo para organizar e tabular os depoimentos.
Resultados: Os Discursos dos Sujeitos Coletivos resultaram nas categorias: Desejo pelo tipo de parto realizado; Respeito pelo tipo de parto escolhido e Fatores que influenciaram a escolha. A maioria das mulheres entrevistadas (76%) manifestou preferência pelo parto normal devido à recuperação rápida, menor dor e sofrimento.
Conclusões: Concorreram na escolha do tipo de parto: influência da família, experiências prévias com parto, interação profissional – cliente e informações via internet, o que reforça a importância da educação em saúde desde o pré-natal, destacando a necessidade de instrumentalizar a mulher para realizar uma escolha consciente.
Palavras-chave: Parto normal. Cesárea. Tomada de decisões. Saúde da mulher. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.


Palavras-chave


Parto Normal; Cesárea; Tomada de decisões; Saúde da mulher.

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447