A liderança em enfermagem e a satisfação dos pacientes em contexto hospitalar

Elisabete Nunes, Filomena Gaspar

Resumo


Objetivos: conhecer a qualidade de relação de liderança na perspetiva do enfermeiro-líder e do enfermeiro, a satisfação dos pacientes, a relação existente entre a qualidade de relação percebida por ambos e a satisfação dos pacientes.
Métodos: abordagem quantitativa, transversal e correlacional. Amostra não probabilística por conveniência constituída por 15 enfermeiros-líderes, 342 enfermeiros, 273 pacientes. Dados recolhidos no Centro Hospitalar de Lisboa Central, entre janeiro e março de 2013, através das escalas LMX-7, CLMX-7, SUCEH21. Análise estatística através de SPSS® Statistics 19.
Resultados: O enfermeiro-líder considera boa a qualidade de relação de liderança; os enfermeiros consideram-na satisfatória; os pacientes consideram-se satisfeitos com os cuidados de enfermagem. Existe correlação estatisticamente significativa entre a qualidade de relação de liderança na perspetiva do enfermeiro-líder e a satisfação dos pacientes. Não existe correlação estatisticamente significativa entre a qualidade de relação de liderança na perspetiva do enfermeiro e a satisfação.
Conclusão: O enfermeiro-líder tem um papel preponderante na satisfação dos pacientes.
Palavras-chave: Serviços de enfermagem. Cuidados de enfermagem. Liderança. Satisfação do paciente.


Palavras-chave


Enfermagem; Liderança; Satisfação dos utentes

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447