Classificações de intervenções e resultados de enfermagem em pacientes com feridas: mapeamento cruzado

Fernanda Pessanha de Oliveira, Beatriz Guitton Renaud Baptista de Oliveira, Rosimere Ferreira Santana, Bruna de Paula Silva, Jessica de Souza Carvalho Candido

Resumo


Objetivo: Realizar o mapeamento cruzado dos termos referentes às intervenções e aos resultados de enfermagem nos prontuários dos pacientes com feridas em comparação às classificações de intervenções e aos resultados de enfermagem.
Método: Pesquisa observacional, retrospectiva, realizada através de mapeamento cruzado. A amostra foi de 81 pacientes, atendidos no ambulatório de feridas de um hospital universitário do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados em prontuários, entre maio e julho de 2013. As etapas de análise foram: busca por frases descritivas de intervenções e resultados; definição das frequências de aparecimento das frases; agrupamento por sinônimos; comparação dos termos com as taxonomias.
Resultados: Mapearam-se 13 intervenções, destacando-se “Cuidados com lesões” (47,23%), bem como 6 resultados, e o prioritário foi “Cicatrização de feridas: segunda intenção” (45%).
Conclusões: O mapeamento cruzado de intervenções e de resultados de enfermagem em pacientes com feridas sugeriu a realização de inclusões nas taxonomias para adequação à assistência ambulatorial.
Palavras-chave: Úlcera. Cicatrização de feridas. Processos de enfermagem. Cuidados de enfermagem.


Palavras-chave


Úlcera; Cicatrização de feridas; Processos de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447