Motivos da tentativa de suicídio expressos por homens usuários de álcool e outras drogas

Danilo Bertasso Ribeiro, Marlene Gomes Terra, Jacó Fernando Schneider, Keity Laís Siepmann Soccol, Lucia Amabile Camillo, Fátima Aparecida Dos Santos Plein

Resumo


Objetivo: Compreender os motivos que levaram à tentativa de suicídio por homens usuários de álcool e outras drogas.
Método: Pesquisa qualitativa, realizada em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas do estado do Rio Grande do Sul (RS), Brasil, em dezembro de 2011, por meio da entrevista fenomenológica com 11 homens usuários de álcool e outras drogas que tentaram suicídio. Utilizou-se a análise e interpretação da Sociologia Fenomenológica de Alfred Schütz.
Resultados: A partir dos resultados emergiram três categorias Tentativa de suicídio pelo uso de álcool e outras drogas; Tentativa de suicídio pelas situações do mundo da vida familiar, Tentativa de suicídio por sentimentos vividos no cotidiano.
Conclusão: Concluiu-se que o abuso de álcool e outras drogas e as diversas circunstâncias da história de vida vivenciada pelos homens na família e nas relações sociais contribuíram para a ação suicida.
Palavras-chave: Tentativa de suicídio. Suicídio. Saúde do homem. Transtornos relacionados ao uso de substâncias. Enfermagem.


Palavras-chave


Suicídio, Tentativa de suicídio, Homens, Abuso de substâncias psicoativas

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447