Necessidades de informação do cuidador familiar de candidatos ao transplante de fígado

Amanda Silva Sá, Luciana da Costa Ziviani, Orlando de Castro e Silva Junior, Cristina Maria Galvão, Karina Dal Sasso Mendes

Resumo


Objetivo: Avaliar as necessidades de informação do cuidador familiar de candidatos, que aguardam em fila de espera a realização do transplante de fígado.
Métodos: Trata-se de estudo transversal, realizado em centro transplantador do interior paulista, no período de abril a outubro de 2012. Para a avaliação das necessidades de informação foi utilizado instrumento submetido à validade de face e conteúdo, o cuidador ordenou por importância, 10 assuntos que gostaria de aprender antes da realização do transplante pelo seu ente familiar, além do registro das características sociodemográficas. Para análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva.
Resultados: Participaram do estudo 42 familiares. As necessidades de informação sobre complicações da doença do fígado, complicações após o transplante e cuidados necessários no pós-operatório obtiveram maiores médias.
Conclusões: Conhecer as necessidades de informação dos cuidadores é relevante para planejar estratégias de ensino-aprendizagem, visando a melhoria da assistência aos pacientes e familiares em programas de transplantes.
Palavras-chave: Enfermagem. Transplante de fígado. Cuidadores. Família. Ensino. Aprendizagem.


Palavras-chave


Enfermagem; Transplante de Fígado; Cuidadores; Família; Ensino; Aprendizagem

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447