Mulheres em situação de violência pelo parceiro íntimo: tomada de decisão por apoio institucional especializado

Leônidas de Albuquerque Netto, Maria Aparecida Vasconcelos Moura, Lucia Helena Garcia Penna, Adriana Lenho de Figueiredo Pereira, Giuliana Fernandes e Silva

Resumo


Objetivo: Propõe-se analisar fatores envolvidos na tomada de decisão de mulheres em situação de violência interpessoal, praticada pelo parceiro íntimo, na busca por apoio institucional de referência.
Métodos: Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Dezesseis mulheres foram entrevistadas, entre junho e setembro de 2012, em um Centro de Referência à Mulher de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil, por meio de instrumento semiestruturado e individual. Os relatos foram analisados pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo.
Resultados: As mulheres buscaram suporte psicossocial quando a violência interpessoal alcançou o limite da tolerância. Este suporte possibilitou o resgate da autoestima e da confiança, além da tomada de consciência para a necessidade de mudança de vida e de autonomia econômica.
Conclusões: As mulheres alcançaram sua autoconfiança com a superação da violência, o que possibilitou o resgate da autoestima e a tomada de decisão para a saída da situação de violência interpessoal praticada pelo parceiro íntimo.
Palavras-chave: Enfermagem. Saúde da mulher. Violência contra a mulher. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.


Palavras-chave


Enfermagem; Saúde da Mulher; Violência contra a Mulher

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447