Associação dos fatores socioeconômicos e clínicos e o resultado integridade tissular em pacientes com úlceras

Ana Beatriz de Almeida Medeiros, Cecília Maria Farias de Queiroz Frazão, Maria Isabel da Conceição Dias Fernandes, Isadora Costa Andriola, Marcos Venícios de Oliveira Lopes, Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira

Resumo


Objetivo: analisar a associação entre os fatores socioeconômicos e clínicos e os indicadores do resultado de enfermagem Integridade Tissular em pacientes com úlceras venosas.
Métodos: estudo transversal realizado em um hospital universitário de Natal/RN/Brasil entre os meses fevereiro a junho de 2012, com 50 indivíduos. Para a análise das variáveis, utilizou-se o teste de Correlação de Spearman, Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, adotando-se um nível de 5%.
Resultados: houve correlação, de intensidade fraca, entre idade e os indicadores hidratação e descamação cutânea; renda familiar e necrose, bem como associação entre sexo e indicadores temperatura, quantidade de pelos e exsudato.
Conclusão: as variáveis que apresentaram associação geram informações relevantes para o tratamento dos pacientes com úlceras venosas, contribuindo na redução do tempo úlcera e, consequentemente, do incômodo, das restrições e dos gastos. Assim, devem ser considerados durante a assistência a um paciente com os diagnósticos de enfermagem Integridade da pele prejudicada e/ou Integridade Tissular prejudicada.
Palavras-chave: Enfermagem. Úlcera varicosa. Perfil de saúde. Avaliação de resultados (Cuidados de Saúde).



Palavras-chave


Úlcera venosa; Enfermagem; Perfil de saúde; Avaliação de resultados.

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447