Termos utilizados por enfermeiros em registros de evolução do paciente

Denilsen Carvalho Gomes, Marcia Regina Cubas, Luiz Eduardo Pleis, Marcos Augusto Hochuli Shmeil, Ana Paula Veiga Domiciano

Resumo


Objetivo: Descrever os termos da linguagem escrita utilizados por enfermeiros em registros de evolução do paciente.
Métodos: Pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, que extraiu, por meio de ferramenta computacional, termos de 148.299 evoluções de pacientes, dos anos de 2010 a 2012, de um Hospital Universitário de Curitiba - Paraná. Os termos foram normalizados, se pertinente, em grafia, gênero, número e tempo verbal; sendo classificados para análise um corpus de 2.638 termos.
Resultados: Verificaram-se problemas relacionados à identificação do registro; utilização de nomes comerciais para denominar artefatos utilizados na prática de enfermagem; siglas e abreviaturas não convencionais; e termos coloquiais. Encontraram-se registros de termos constituintes de linguagem padronizada de diagnósticos de enfermagem.
Conclusão: A linguagem utilizada pelos enfermeiros é heterogênea. Verifica-se uma aproximação a termos de linguagem especializada, mesmo sem a formalização institucional do uso de um sistema de classificação.
Palavras-chave: Registros de enfermagem. Enfermagem. Linguagem. Terminologia.


Palavras-chave


: Registros de Enfermagem; Enfermagem; Linguagem; Terminologia

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447