Consciência de mundo epistemológica de docentes da área da saúde

Bruna Pedroso Canever, Marta Lenise do Prado, Diana Coelho Gomes, Bruna Helena de Jesus

Resumo


Objetivo: Compreender como a consciência de mundo epistemológica se expressa na prática pedagógica de docentes da área da saúde.
Métodos: Estudo qualitativo do tipo descritivo, exploratório e analítico. A coleta de dados ocorreu por entrevista aberta e observação
não participante, realizadas entre maio a dezembro de 2013, com participação de 10 docentes de uma universidade pública do sul do Brasil. O referencial teórico utilizado foi à composição de Paulo Freire e Lee Shulman. A análise dos dados ocorreu com base na proposta operativa de Minayo.
Resultados: Emergiu uma categoria: Consciência de mundo epistemológica dos docentes da área da saúde.
Conclusões: Para que o docente consiga compreender e refletir sobre as categorias de conhecimento básico necessárias para sua atuação é importante que ele desenvolva uma consciência de mundo epistemológica, percebendo-se como inacabado em relação ao mundo, sendo capaz de transformar a sua prática pedagógica.
Palavras-Chave: Docentes. Ensino. Educação superior. Conhecimento.


Palavras-chave


pedagógica; Docentes; Consciência de mundo epistemológica; Educação superior; Conhecimento base

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447