Adesão ao uso de um checklist cirúrgico para segurança do paciente

Eliane Cristina Sanches Maziero, Ana Elisa Bauer Camargo Silva, Maria de Fátima Mantovani, Elaine Drehmer de Almeida Cruz

Resumo


Objetivo: Avaliar a adesão ao checklist do Programa Cirurgias Seguras em um hospital de ensino.
Métodos: Pesquisa avaliativa desenvolvida em hospital de ensino do sul do Brasil em 2012. A coleta de dados foi realizada por meio de observação não participante de 20 cirurgias ortopédicas de prótese de quadril e joelho e norteada por instrumento elaborado para a pesquisa com base no checklist criado e utilizado pela instituição.
Resultados: Nos procedimentos observados (n=20) houve adesão signifi cativa (p<0,05) em relação à verificação de documentação, jejum, tricotomia, ausência de esmalte e adornos, identificação do paciente e sítio operatório, disponibilidade de sangue e funcionalidade de materiais. Não houve adesão signifi cativa à verificação da identificação do paciente, do procedimento e da lateralidade, da apresentação da equipe, da pausa cirúrgica e da contagem de materiais em sala operatória.
Conclusão: O estudo avaliou que a verificação dos itens do checklist se deu de forma não verbal e que não houve adesão significativa ao instrumento.
Palavras-chave: Segurança do paciente. Procedimentos cirúrgicos operatórios. Avaliação de programas e projetos de saúde.


Palavras-chave


Segurança do paciente. Procedimentos cirúrgicos operatórios. Avaliação de programas e projetos de saúde.

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447