Conhecimento produzido sobre os resultados da “Nursing Outcomes Classification – NOC”: revisão integrativa

Natália Chantal Magalhães da Silva, Ana Railka de Souza Oliveira, Emília Campos de Carvalho

Resumo


Objetivo: Identificar o conhecimento produzido sobre os Resultados de Enfermagem da Nursing Outcomes Classification (NOC).
Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), US National Library of Medicine (PUBMED), Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature (CINAHL) e Scopus Info Site (SCOPUS), durante os meses de agosto e setembro de 2014.
Resultados: Compuseram esta revisão, 21 artigos que abordaram diferentes enfoques: tradução e adaptação cultural de Resultados de Enfermagem e seus indicadores (4,77%); aplicabilidade dos mesmos na prática clínica (33,33%); e, validação de seus elementos (63,90%). Após a análise dos artigos, verificou-se que o conhecimento produzido abordou os aspectos da tradução e adaptação cultural dos Resultados, a avaliação de sua aplicabilidade e a validação de seus itens.
Conclusão: Por apresentar desenvolvimento contínuo, sugere-se a realização de revisões periódicas que identifiquem o conhecimento, uso e efeito da NOC.
Palavras-chave: Enfermagem. Classificação. Avaliação de resultados (Cuidados de saúde).


Palavras-chave


Enfermagem. Classificação. Avaliação de resultados (Cuidados de saúde).

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447