Comparação da qualidade de vida entre pacientes em lista de espera e pacientes submetidos a transplante cardíaco

Vanessa Monteiro Mantovani, Cristine Behrend Silveira, Lidia Lucas Lima, Letícia Orlandin, Eneida Rejane Rabelo-Silva, Maria Antonieta Moraes

Resumo


Objetivos: Comparar a qualidade de vida (QV) entre pacientes em lista de espera e pacientes submetidos a transplante cardíaco.
Métodos: Estudo transversal conduzido com 56 pacientes adultos em duas instituições de referência no sul do Brasil, 9(16%) em lista de espera e 47(84%) transplantados. A coleta de dados ocorreu entre agosto e dezembro de 2012. Utilizou-se o Medical Outcomes Study 36-item Short-Form Health Survey (SF-36), com escores variando de zero a 100.
Resultados: Houve diferença estatística no escore geral da QV entre os grupos (p=0,010) e em quatro domínios. A média das ordenações (mean rank) foi igual a 16,9 nos pacientes em lista de espera e 30,7 nos pacientes transplantados. Pacientes em lista de espera tiveram o menor escore no estado geral de saúde (9,1) e maior escore nos aspectos emocionais (24,8); pacientes transplantados apresentaram maior pontuação no estado geral de saúde e pior pontuação na dor (29,1).
Conclusões: A realização de transplante impacta positivamente na QV dos pacientes, quando comparada à CV daqueles em lista de espera.
Palavras-chave: Transplante de coração. Qualidade de vida. Equipe de assistência ao paciente.


Palavras-chave


Heart Transplantation; Quality of Life; Nursing

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447