O desafio de controlar o tabagismo em um hospital universitário

Natália Ferreira Cruz, Vanessa Monteiro Mantovani, Sérgio Von Poser Maciel, Solange Klockner Boaz, Marli Maria knorst, Isabel Cristina Echer

Resumo


Objetivo: Identificar as ações desenvolvidas por uma Comissão de Controle do Tabagismo (CCT) para controlar o fumo do ambiente hospitalar.
Métodos: Pesquisa documental descritivo-exploratória retrospectiva, realizada em hospital universitário do sul do Brasil, em 2014. Construiu-se um banco de dados com o conteúdo das atas de reuniões da CCT e relatório das rondas realizadas, o qual foi analisado de forma descritiva. Buscou-se identificar as ações mais relevantes no período de 2005 a 2014.
Resultados: A CCT implementou o Programa Ambiente Livre do Tabaco, restringiu o consumo do cigarro aos fumódromos e posteriormente desativou os mesmos. Permaneceu somente uma área externa de tolerância ao fumo até 2014, a qual foi desativada.
Conclusões: As ações da CCT contribuíram para controlar o fumo do ambiente hospitalar. Espera-se que este estudo sirva de incentivo e modelo para outras instituições.
Palavras-chave: Campanhas para o controle do tabagismo. Poluição por fumaça de tabaco. Áreas destinadas ao tabagismo.


Palavras-chave


Campanhas para o controle do tabagismo; Poluição por fumaça de tabaco; Áreas destinadas ao tabagismo

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447