Compreensão da espiritualidade para os portadores de transtorno mental: contribuições para o cuidado de enfermagem

Anna Maria de Oliveira Salimena, Roberta Rocha Belligoli Ferrugini, Maria Carmen Simões Cardoso Melo, Thaís Vasconselos Amorim

Resumo


Objetivo: Compreender os significados da espiritualidade para o paciente portador de transtorno mental.
Método: Pesquisa qualitativa, fenomenológica com nove usuários do Centro de Atenção Psicossocial em um município do interior de Minas Gerais, em fevereiro de 2014.
Resultados: Da análise compreensiva, emergiram duas unidades de significado: A espiritualidade é um suporte terapêutico para a saúde mental; O templo religioso é o local de manifestação da espiritualidade. Verificou-se o suporte oferecido pela religião para o enfrentamento dos problemas de saúde dos usuários e que estes expressam sua crença através de orações, além de frequentarem templos religiosos e apresentarem comportamentos que revelam a fé em Deus e nos santos.
Conclusão: Há a necessidade de capacitar os profissionais de saúde, em especial o enfermeiro, para que ofereçam novas práticas assistenciais que contemplem o cuidado espiritual/religioso no conjunto de ações integrais que deve ser oferecido nos serviços de Saúde Mental.
Palavras-chave: Espiritualidade. Saúde mental. Enfermagem.


Palavras-chave


Espiritualidade. Saúde mental. Enfermagem.

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447