A utilização da noção de vulnerabilidade na produção de conhecimento sobre tuberculose: revisão integrativa

Dora Lucia Leidens Correa de Oliveira, Maíra Rossetto, Giselda Hahn, Rosana Maffacciolli, Carlos Podalirio Almeida, Silvia Manica, Tiago Sousa Paiva

Resumo


Objetivo: Identificar como a noção de vulnerabilidade é tratada nas publicações científicas nacionais e internacionais que abordam a problemática da tuberculose.
Método: Trata-se de uma revisão integrativa realizada na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde, United States National Library of Medicine e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações mediante uso dos descritores Tuberculose and Vulnerabilidade; Tuberculosis and Vulnerability.
Resultados: Cinquenta e oito estudos, publicados entre 1992 e fevereiro de 2014, foram selecionados, dando origem a três categorias de análise.
Conclusões: A articulação entre tuberculose e a noção de vulnerabilidade ainda não está suficientemente consolidada na literatura nacional e internacional. Isto se constitui em entrave para o alcance das transformações epistemológicas e pragmáticas necessárias para que as intervenções neste campo obtenham melhores resultados.
Palavras-chave: Tuberculose. Vulnerabilidade em saúde. Revisão. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.


Palavras-chave


Tuberculose; Vulnerabilidade em saude; Revisao

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447