Perfil diagnóstico de enfermagem de pacientes hospitalizados em unidade de infectologia

Vinicius Lino de Souza Neto, Lidiane Lima de Andrade, Glenda Agra Agra, Marta Miriam Lopes Costa, Richardson Augusto Rosendo da Silva

Resumo


Objetivo: delinear o perfil diagnóstico de enfermagem de pacientes hospitalizados em unidade de infectologia.
Métodos: trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, realizado em unidade de infectologia da Paraíba, Brasil, no período de janeiro a fevereiro de 2014. Para a coleta de dados, utilizou-se um instrumento construído a partir da teoria das necessidades
humanas básicas de Wanda de Aguiar Horta; posteriormente, foi utilizada a CIPE® versão 2.0 como sistema de classificação para a construção dos diagnósticos.
Resultados: após a análise dos dados, elencaram-se 36 afirmativas de diagnósticos de enfermagem, apresentando-se com maior prevalência estas: ingestão de alimento prejudicada, caquexia, eliminação vesical espontânea comprometida, higiene da cavidade oral prejudicada, exposição à contaminação, ritmo cardíaco acentuado, insônia, abuso de drogas, abuso de álcool e tabaco, isolamento social, aceitação e medo.
Conclusões: por fim, nota-se que a identificação do perfil diagnóstico é essencial para o direcionamento das intervenções de enfermagem.
Palavras-chave: Processos de enfermagem. Cuidados de enfermagem. Doenças transmissíveis.


Palavras-chave


Processos de enfermagem; Cuidados de enfermagem; Doenças Transmissíveis.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447