Avaliação do acompanhamento e desfecho de casos de tuberculose em município do sul do Brasil

lílian moura de lima, Jenifer Harter, Jessica Oliveira Tomberg, Dagoberta Alves Vieira, Muriel Lucero Antunes, Roxana Isabel Cardozo-Gonzales

Resumo


Objetivos: avaliar o acompanhamento e desfecho do tratamento de casos de tuberculose pulmonar no programa de controle da tuberculose de um município prioritário do Sul do Brasil.
Métodos: estudo quantitativo, descritivo, documental, utilizando prontuários das pessoas com tuberculose em tratamento entre 2009-2013, a coleta ocorreu entre junho e julho de 2014 no Programa de Controle da Tuberculose. Utilizou-se estatística descritiva.
Resultados: a média de consultas, entre os 629 pacientes, foi de 7,2 por paciente, com intervalo médio de 1,03 meses entre as consultas. A média de baciloscopias foi de 2,7 exames por paciente, durante o período estudado. O desfecho do tratamento foi 87,8% de cura, 8,3% de abandono e 6,5% de óbitos.
Conclusões: apesar do alcance da taxa de cura, o abandono ainda é elevado, sendo necessário explorar estratégias para melhor a adesão ao tratamento, e o comprometimento da gestão municipal em articular o acompanhamento na atenção primária à saúde.
Palavras-chave: Avaliação de processos (cuidados de saúde). Tuberculose. Serviços de saúde/prevenção & controle.


Palavras-chave


Avaliação de Processos e Resultados (Cuidados de Saúde), tuberculose, serviços de saúde, /prevenção & controle

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447