Estratégias utilizadas pelos enfermeiros para promover o trabalho em equipe em um serviço de emergência

José Luís Guedes dos Santos, Maria Alice Dias da Silva Lima, Aline Lima Pestana, Isabel Cristina dos Santos Colomé, Alacoque Lorenzini Erdmann

Resumo


Objetivo: analisar as estratégias utilizadas por enfermeiros para promover o trabalho em equipe em um serviço de emergência.
Método: pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso realizada com 20 enfermeiros do Serviço de Emergência de um Hospital Universitário da região Sul do Brasil. Os dados foram coletados entre junho e setembro de 2009 por meio de observação participante e entrevista semiestruturada e analisados pela técnica de análise temática.
Resultados: as estratégias utilizadas pelos enfermeiros para promover o trabalho em equipe foram: articulação das ações profissionais; estabelecimento de relações de cooperação; construção e manutenção de vínculos amistosos; e gerenciamento de conflitos.
Conclusão: o enfermeiro destaca-se por estabelecer conexões entre as ações realizadas pela equipe de saúde e mediar as relações entre os profissionais, visando ao desenvolvimento de melhores práticas assistenciais.
Palavras-chave: Gerência. Enfermagem em emergência. Papel do profissional de Enfermagem. Serviço hospitalar de emergência. Equipe de assistência ao paciente.


Palavras-chave


Gerência, Enfermagem em Emergência, Papel do Profissional de Enfermagem, Serviço Hospitalar de Emergência, Equipe de Assistência ao Paciente

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447