Perfil clínico, diagnósticos e cuidados de enfermagem para pacientes em pós-operatório de cirurgia bariátrica

Nathalia Helene Steyer, Magáli Costa Oliveira, Mara Regina Ferreira Gouvêa, Isabel Cristina Echer, Amália de Fátima Lucena

Resumo


Objetivo: Analisar o perfil clínico, os diagnósticos e os cuidados de enfermagem estabelecidos para pacientes em pós-operatório de cirurgia bariátrica.
Método: Estudo transversal realizado em um hospital do Sul do Brasil, com amostra de 143 pacientes. Os dados foram coletados retrospectivamente entre 2011-2012 no prontuário eletrônico dos pacientes, os quais foram analisados estatisticamente.
Resultados: Identificaram-se pacientes femininas adultas (84%) com obesidade grau III (59,4%) e hipertensas (72%), com 35 diagnósticos de enfermagem, sendo os mais frequentes: Dor aguda (99,3%), Risco de lesão pelo posicionamento perioperatório (98,6%) e Integridade tissular prejudicada (93%). Dentre os cuidados de enfermagem prescritos, os mais utilizados foram: usar mecanismos de proteção no posicionamento cirúrgico do paciente, registrar a dor como 5° sinal vital e verificar sinais vitais. Foi observada associação entre a idade e as comorbidades.
Conclusão: Os diagnósticos de enfermagem subsidiaram a prescrição de cuidados, possibilitando qualifi car a assistência de enfermagem.
Palavras-chave: Cirurgia bariátrica. Diagnóstico de enfermagem. Cuidados de enfermagem.


Palavras-chave


Cirurgia Bariátrica; Diagnóstico de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447