Docência no ensino superior em enfermagem: revisão integrativa de literatura

Daniele Delacanal Lazzari, Jussara Gue Martini, Juliano de Amorim Busana

Resumo


Objetivo: analisar o conhecimento produzido sobre docência no ensino superior em enfermagem.
Método: revisão integrativa de literatura de artigos completos disponíveis nas bases de dados LILACS, SciELO, BDENF e ERIC, por meio dos descritores “docentes de enfermagem” e “prática do docente de enfermagem” e das palavras-chave “docência em enfermagem” ou “ensino em enfermagem” e “professores de enfermagem” e “saberes docentes”, em português, inglês ou espanhol, publicados no período de janeiro de 2008 a novembro de 2013.
Resultados: foram identificados 31 artigos. Os dados originaram as seguintes categorias temáticas: Formação para a docência, Conflito de papéis: ser enfermeiro e ser professor e Organização do trabalho docente.
Conclusões: constatou-se que existem inúmeros hiatos para compreensão da atividade docente na enfermagem. As preocupações identificadas podem oferecer subsídios para a compreensão do universo docente e as concepções sobre ser professor na enfermagem.
Palavras-chave: Docentes de enfermagem. Prática do docente de enfermagem. Ensino.


Palavras-chave


Docentes de enfermagem; Ensino; Prática do docente de enfermagem.

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Português English


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ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447